top of page

Rock'n'Beer: Cervejaria Borba


O Coluna Blues Rock tem como marca registrada a honestidade editorial e opiniões sinceras que passam bem longe do nocivo jabá. Elogios por pura meritocracia e críticas quando necessárias. Mas é sempre bom quando uma avaliação é destinada a um parceiro de longa data, e, novamente, sem que a amizade interfira no julgamento! A Cervejaria Borba cruzou com o Coluna Blues Rock em ocasião de uma das festas do site, a Imperial IPA Party, e desde então figura entre as cervejas favoritas deste editor limítrofe que aqui escreve.

Cipriano de Borba, um dos fundadores da cervejaria, abriu o jogo e, além de relembrar os primeiros passos no mercado cervejeiro, revelou os planos futuros da Borba. "Sim, temos vários planos ainda em fase de estudo. Já temos receitas de alguns estilos prontas e aprovadas pelos amigos, Brown Porter, California Common, Dark Strong Ale, Kolsh e algumas outras. Estamos em conversação com a Vírus Bier para firmar duas colaborativas, uma Super IPA e uma Red Ale", revelou Cipriano.

O destaque é uma Lager que faz de sua simplicidade a principal virtude e impõe uma identidade marcante, mas a IPA também tem excelente aceitação junto ao cervejeiros. "A nossa Lager é a sofisticação do Simples! Uma cerveja com base de malte pilsen com acréscimo de maltes especiais que resultam em um incremento do corpo da cerveja, intensificação do aroma de malte e uma espuma cremosa e consistente. (...) Nossa IPA já foi aprovada por todos e está em fase de licença no MAPA, é uma cerveja com um marcante e intenso aroma de lúpulo", explicou.

A Cervejaria Borba, mais do que trazer cervejas muito bem feitas, aposta na música de qualidade e, por isso, sempre terá espaço no Coluna Blues Rock. Procure pela Borba, ela garantirá bons momentos etílicos!


Ugo Medeiros – Antes de fundar a Borba, como era a relação com a cerveja? Já era um conhecedor das cervejas especiais ou esse interesse foi mais recente?


Cipriano de Borba - Antes da fundação da Borba eu já tinha feito o curso de como fabricar cerveja artesanal do Botto. Por alguns anos permaneci como apenas um apreciador de boas cervejas. Claro que com o começo da fabricação acabamos por buscar novos sabores e novas experiências.


UM – E como nasceu a Cervejaria Borba?


CdB - No ano de 2010 soube que teria como fazer cerveja em casa. Começei a procurar na internet e logo cheguei ao curso do mestre Botto. Fiz três levas de 20 litros sem muito sucesso e acabei deixando o hobby de lado. Em 2017 meu amigo Diogo Pereira, que recém entrara para esse mundo das cervejas artesanais, comentou comigo como seria legal fazer a própria cerveja. Isso porque ele nem sabia que eu já tinha todos os equipamentos necessários. Começou então essa parceria que traz o meu conhecimento com a metodologia e a organização do Diogo. Logo na primeira receita a cerveja ficou sensacional e é a mesma até hoje.


UM – Adoro a American Lager de vocês, ela tem um ótimo drinkability! Agora, você ainda tá me devendo aquela IPA... Poderia falar um pouco das duas e suas respectivas diferenças?


CdB - A nossa Lager é a sofisticação do Simples! Uma cerveja com base de malte pilsen com acréscimo de maltes especiais que resultam em um incremento do corpo da cerveja, intensificação do aroma de malte e uma espuma cremosa e consistente. Nos lúpulos utilizados você percebe um aroma terroso que nos remente a aquele cheirinho da rua após uma chuva.

Nossa IPA já foi aprovada por todos e está em fase de licença no MAPA, é uma cerveja com um marcante e intenso aroma de lúpulo. Ela traz uma ou mais características como cítrica, floral, de pinho, resinosa, condimentadas, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão, etc. Um dry hopping que acentua ainda mais ainda um aroma floral e cítrico.


UM – Além da American Lager e da IPA, vocês têm algum plano para novas receitas ou colaborações com outras cervejarias?


CdB - Sim, temos vários planos ainda em fase de estudo. Já temos receitas de alguns estilos prontas e aprovadas pelos amigos, Brown Porter, California Common, Dark Strong Ale, Kolsh e algumas outras. Estamos em conversação com a Vírus Bier para firmar duas colaborativas, uma Super IPA e uma Red Ale.


UM – Vocês têm um QG na Freguesia, Mr. Monkey, certo? Lá rola altos sons de rock e blues! Poderia falar um pouco do espaço e de como funciona?


CdB - O QG é um bar onde você se sente em casa, essa sensação de quem vai! As pessoas vão lá e se sentem entre amigos. Sempre rola um som para animar a galera. Funciona de sexta a domingo das 16h à meia-noite.


UM – Por falar em rock e blues, o Coluna Blues Rock é muito grato, pois nas duas últimas festas do site a Borba esteve presente como parceira! Espero que estejamos juntos em novos projetos!


CdB - Claro, é um grande prazer apoiar essa coluna que traz tantas informações desse nosso mundo do rock e das cervejas!


UM – Vocês sempre estão no Circuito Cervejeiro na Cidade das Artes. Mas para quem quiser experimentar a Borba sem ser no evento, quais os lugares para comprar?


CdB - Neste momento estamos em fase de algumas mudanças, portanto só estamos no QG Mr. Monkey e no Empório Santa Oliva, ambos na Freguesia, mas até o final do ano estaremos em todos os bairros do Rio.




  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

ajude o coluna blues rock manter as atividades! a boa música agradece!

chave-PIX:

contatobluesrock@gmail.com

1200px-Pix_logo.svg_.png
1200px-Pix_logo.svg_.png
exponha a sua  marca aqui! 

Seja um patrono da cultura!
Destaques:
 procurar por TAGS: 
bottom of page