top of page

Rock'n'Beer: Show de Bola


O Coluna Blues Rock há tempos assumiu a dependência etílica e dividiu as pautas do site, 50% blues e rock, 50% cerveja. Essa divisão fraternal, meio a meio, trouxe novos parceiros e expandiu o conhecimento nesse novo mundo cervejeiro que cresce cada vez mais no Brasil.

Desta vez a conversa foi com Alexandre Barbosa, um dos donos da Cervejaria Show de Bola. Natural de Macaé, a marca possui incríveis treze (13!) rótulos, sendo algumas experimentações bem ousadas. "[A Red Amburana foi] Ganhadora da medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 em Blumenau-SC. Uma red ale com uma inédita infusão de cachaça envelhecida em barril de Amburana, que traduz a esta cerveja as incríveis notas amadeiradas da Amburana", comentou Alexandre.

Não deixe de ler esta matéria, pois engana-se quem pensa que as melhores cervejas artesanais estão restritas à capital, Rio de Janeiro. Compre uma Show de Bola, seu paladar cervejeiro agradecerá!


Ugo Medeiros – Como nasceu a Show de Bola?


Alexandre Barbosa - Nasceu da união de dois amigos: eu fazia cerveja caseira desde 2013 e o Roberto comercializava cervejas especiais nacionais e importadas. Decidimos em 2015 unir os esforços e começar a produzir/comercializar a Cerveja Artesanal Show de Bola. Começamos como ciganos, fabricando nossos lotes em uma cervejaria da região, e depois do sucesso das primeiras levas decidimos por montar nossa própria fabrica em 2016. Desde então são três anos de muita batalha e cervejas boas.


UM – Quais os tipos de cerveja que vocês têm? Poderia falar sobre cada uma delas?


AB - Temos atualmente treze (13!) estilos, todas com uma "drinkability” bem interessante. Vamos à escalação!


German Pilsner - Uma pilsen não filtrada, muito maltada e com um amargor diferenciado (35 IBU)

Witbier com Capim Limão - Além da adição de casca de laranja e semente de coentro, essa receita tem também o cítrico e a refrescância do Capim Limão.

Irish Red Ale - Uma receita irlandesa onde destaca-se o equilíbrio e o sabor dos maltes caramelizados.

American IPA - Uma IPA bem lupulada, onde destacam-se as notas cítricas e os aromas de frutas amarelas dos lúpulos americanos.

Munich Dunkel - Uma dunkel escura, onde a leveza de uma lager alemã harmoniza com o paladar dos maltes torrados e das notas de chocolate.

Belgian com Goiaba - A complexidade dos ésteres do fermento belga e a tropicalidade da goiaba, fazem desta cerveja uma verdadeira explosão de aromas e sabores.

Sour Cajá - A acidez de uma sour combinada com a excentricidade do cajá.

Sour Maracujá - Literalmente apaixonante como a própria fruta (passion fruit).

Sour Morango - Simplesmente deliciosa. Uma sour bem leve com a identidade do morango. Ideal para os dias quentes.

New England IPA - Uma receita fruto do trabalho dos alunos do ICB (Instituto Cerveja Brasil) junto com a Cervejaria Show de Bola. Turva, maltada e extremamente aromática. Uma profusão de lúpulos.

NYX - Uma cerveja colaborativa com a Cervejaria Faller (Rio das Ostras). Uma russian imperial stout com adição de lactose e amendoim. Extremamente alcoólica (10%) e muito licorosa.

Red Amburana - Ganhadora da medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 em Blumenau-SC. Uma red ale com uma inédita infusão de cachaça envelhecida em barril de Amburana, que traduz a esta cerveja as incríveis notas amadeiradas da Amburana.


UM – Pelo segundo ano seguido vocês estiveram no Mondial de la Bière. Poderia fazer um saldo da participação? Sentiu uma evolução em relação à estreia?


AB - Simplesmente incrível. Definitivamente, não se trata de um grande negócio no que tange ao fluxo de caixa do evento. Todavia, a exposição da marca e os feedbacks das nossas cervejas, principalmente para uma cervejaria do interior do estado, traz um ganho de valor para a marca indiscutível. O mais bacana foi receber clientes que haviam bebido e gostado das nossas cervejas no ano passado (nossa primeira participação). Enfim, o sucesso deste ano, visto que todos os 1.000 litros de cerveja que levamos acabaram, serviu como sedimentação da marca e divulgação para novos clientes.


UM – Vocês são de Macaé. Como é o circuito de cervejas artesanais na região?


AB - Apesar de estarmos a 200km da capital, a cena cervejeira da região é muito forte. Não só pela grande quantidade de marcas (vinte cervejarias), como também pela quantidade de cervejeiros artesanais (mais de duzentos!) e pelo prêmios nacionais que algumas cervejas da região já receberam, inclusive a nossa Red Amburana que ganhou medalha de bronze este ano no Brasileiro de Cervejas de Blumenau.


UM – Bem, pelo nome vocês devem gostar um pouco de futebol. Poderia falar sobre a relação com o futebol (time, momento do time, etc)?


AB - Então, como a maioria dos cariocas, gostamos muito de futebol. Eu sou rubro-negro doente e meu sócio tricolor. Na verdade, no inicio da nossa trajetória, tínhamos uma ligação maior com o futebol, tanto é que os primeiros rótulos eram associados às Copas do Mundo conquistadas pela seleção brasileira, mas acabou não dando liga.


UM – Como tem sido a entrada no Rio de Janeiro (capital)?


AB - Bem difícil. Principalmente pela logística e pelo custo logístico, como também pela grande concorrência no mercado carioca, atualmente lotado de boas marcas. Mesmo assim, estamos literalmente "comendo pelas beiradas” e estamos ocupando aos poucos a região dos Lagos e Niterói, além de alguns clientes na cidade do Rio de Janeiro.


UM – Como fazer para comprar a Show de Bola?


AB - Estamos presentes nos melhores bares e mercados de Macaé e Rio das Ostras. Além disso, nossas cervejas (chope e garrafas de 500ml) podem ser encontradas em vários pontos de venda de Cabo Frio, Niterói e alguns locais do grande Rio (Jacarepaguá, Centro, Barra, Recreio e Copacabana).


UM – Obrigado pelo papo! Espero que no próximo evento do Coluna Blues Rock (muita música e cerveja artesanal) a Show de Bola esteja presente como parceira!


AB - "Prost”!





  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

ajude o coluna blues rock manter as atividades! a boa música agradece!

chave-PIX:

contatobluesrock@gmail.com

1200px-Pix_logo.svg_.png
1200px-Pix_logo.svg_.png
exponha a sua  marca aqui! 

Seja um patrono da cultura!
Destaques:
 procurar por TAGS: 
bottom of page